Seminário reúne cerca de 400 pessoas em Passo Fundo
Na manhã de sexta-feira, 5, no Centro de Eventos do Colégio Notre Dame, em Passo Fundo, às 8h30min, aconteceu mais um evento do Fórum Permantente por uma Cultura de Paz: a VI edição do Seminário Um Olhar de Paz Sobre a Violência, que discorreu sobre o tema “Violência Escolar e suas Interfaces”.
A atividade reuniu aproximadamente 400 pessoas, entre professores, profissionais da saúde e assitência social, pais, avós e demais adultos que atuam diariamente, de uma forma ou de outra, na proteção da infância e da juventude. Airton Dipp, Prefeito Municipal, que esteve presente, ressaltou a importância da iniciativa, dizendo que “quando se trata da nossa juventude, temos que ter mais cuidado ainda, e por isso precisamos de atitudes no presente, agora”.
Após a abertura oficial do evento, teve início, às 9h, a apresentação artística da Orquestra Beija-Flor, do Lar Emiliano Lopes de Passo Fundo. Às 10h, a promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne, uma das organizadoras do evento, coordenou a palestra sobre “Educação de qualidade e a paz na escola” ministrada pelo Mestre em Educação Paulo Egon Wiederkehr.
Durante a tarde, as apresentações artísticas ficaram a cargo da Escola Municipal São Luiz Gonzaga, com o grupo Teatrando Enlaços, e da SEMCAS, com o Programa Guri-Guria.
A partir das 14h, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar as exposições dos painelistas Ana Paula Nonnenmacher, Osvino Toiller e Osvaldo Petersen. Coordenados pelo Professor Dr. Mauro Gaglietti, os temas abordados discorreram sobre o título do evento, a Violência Escolar e suas Interfaces.
Às 19h30min, a apresentação artística do Núcleo Suzuki UPF/Parceria HSVP, deu início à parte final do Seminário.
Aberta ao público e com um tema mais voltado para o núcleo familiar, a palestra de encerramento foi ministrada por Osvaldo Petersen e Alda Maria Petersen, ambos da Escola de Pais do Brasil, POA/RS. O tema tratado foi “ A Família Educando para a Paz”.
O “Seminário da Paz” é um projeto integrante do Fórum Permanente por uma Cultura de Paz, que iniciou suas atividades no Município no ano de 2004. A VI edição do Seminário teve como objetivo sensibilizar, articular e mobilizar a sociedade para a necessidade de discutir sobre as interfaces da violência no ambiente escolar e familiar, refletindo com a comunidade a possibilidade de ações concretas que possam promover a Cultura da Paz.
A coordenadora geral do evento, promotora Ana Cristina Ferrareze Cirne, da 2ª Promotoria Especializada da Infância e Juventude, destacou que "o trabalho está evoluindo a cada ano. Esses encontros visam articular e congregar a sociedade, começando com a família e a escola.” O trabalho de prevenção é de médio a longo prazo. Entendemos que assim que todas as escolas tiverem com os seus projetos de valorização da vida obteremos ainda mais resultados, de acordo com a realidade de cada região e de cada instituição escolar”, destaca a Promotora.