Grupo Educa-Ação cada vez mais longe
O Grupo Educa-Ação, parceria da Promotoria da Infância e Juventude de Pelotas e setores da sociedade organizada, montaram mais um projeto: o "Restaurando Relações Sociais", com o intuito de realizarem uma atividade mais direta com os educandários na luta contra à violência escolar e problemas similares, que assolam os estabelecimentos de ensino.
O projeto esta em fase de experimentação, com atuação direta sobre os fatos noticiados à Promotoria de Justiça, seus autores e envolvidos. Segundo o promotor da Infância e Juventude, José Olavo Bueno dos Passos, os primeiros trabalhos foram de absoluto sucesso. "Mesmo com os obstáculos que a esfera da educação possui, cada vitória alcançada dá ânimo para que se prossiga, haja vista a crença de que só através dela é que se dará a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com preservação de todos os direitos fundamentais ao cidadão”, disse.
O Grupo Educa-Ação tem reuniões semanais, quando fazem a análise de casos, avaliações, relatos de ações realizadas por membros do grupo, exposição de ideias, possibilidades para a realização de seus projetos, ações no sentido de propor uma formação e educação continua dos educadores e disponibilidade do grupo para ações que possam estimular as comunidades a discutirem suas fragilidades e encontrar alternativas. O foco de atenção e atuação é nas Escolas Municipais e Estaduais da cidade, não descartando a possibilidades de ação no campo do ensino superior.
Até agora, várias atividades foram desenvolvidas na seara escolar pelotense como: reunião com diretores das redes de ensino Municipal e Estadual de Pelotas; intervenção na Escola Estadual Navegantes, com produção de oficinas em diversas áreas do conhecimento; intervenção junto à uma turma de EJA do Colégio Pelotense, com encontro com alunos e responsáveis; programa de publicação semanal de artigos, elaborados pelos membros do grupo e versando sobre educação, em jornal de circulação regional de Pelotas.