Trabalho do MP intensifica prevenção às drogas em Nova Petrópolis
O projeto “Abrace seu filho antes que o crack o faça” desenvolvido em Nova Petrópolis por iniciativa do Ministério Público, completa um ano no próximo domingo, 26, e está em expansão. O trabalho, que iniciou há pouco mais de um ano, vem conquistando adesão de novas entidades e parceiros, com o objetivo de fortalecer o combate ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, principalmente o crack.
A promotora de Justiça do Município, Tânia Maria Hendges Bitencourt, explica que “o projeto iniciou para aumentar a consciência da comunidade de Nova Petrópolis sobre os riscos e as consequências do uso de entorpecentes, por meio de ações educativas e preventivas”. O trabalho também busca fortalecer a rede de atendimento intersetorial e interdisciplinar frente aos casos de dependência química.
No dia 15 de setembro o projeto foi apresentado pela Promotora à Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis. Hoje a iniciativa envolve ainda o Conselho Tutelar, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Bombeiros Voluntários, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Equipe Ecumênica, Brigada Militar, Polícia Civil, Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis, Grupo Alcoólicos e Narcóticos Anônimos de Nova Petrópolis e Poder Legislativo. São apoiadores a Rádio Imperial e Jornais locais.
O principal foco do trabalho são as escolas, com a conscientização de crianças e adolescentes. Tânia explica que o projeto acontece em quatro etapas: inicialmente, é apresentado a professores e aos Círculos de Pais e Mestres. Se aceito, é realizada uma palestra para professores, em que a Promotora aborda o Estatuto da Criança e do Adolescente e a questão dos limites, e um psiquiatra fala sobre as consequências do consumo de drogas. O assunto é levado, então, para a sala de aula, em que as crianças desenvolvem trabalhos e atividades relacionadas ao tema. Ao final, uma palestra sobre o assunto é dada aos pais dos estudantes, para que as famílias também se envolvam no combate às drogas.
A Promotora salienta, ainda, que o projeto é apoiado no fortalecimento de valores e na valorização da família. “Nosso objetivo não é falar somente sobre drogas todo o tempo, mas sim da vida. Nosso foco é valorizar a vida, falando de aspectos como educação, saúde, família”.
Uma ação também será desenvolvida durante a Feira do Livro de Nova Petrópolis, que acontecerá de 11 a 14 de novembro, com realização de palestras de conscientização, distribuição de material informativo e exibição de vídeos.