Candidata à presidência conhece projeto de Justiça Restaurativa na Comunidade
A candidata à presidência da República pelo Partido Verde, Marina Silva, visitou o Ministério Público gaúcho na tarde desta quinta-feira, 25, para conhecer o projeto de Justiça Juvenil Restaurativa na Comunidade. Ela foi recebida pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e procurador-geral de Justiça em exercício, Afonso Armando Konzen, que apresentou à candidata o projeto desenvolvido pelo Ministério Público e um vídeo do projeto Justiça para o Século 21, que tem como objetivo implantar as práticas da Justiça Restaurativa no âmbito da Justiça juvenil de Porto Alegre e desenvolver estratégias de enfrentamento e prevenção à violência na capital gaúcha. “Tenho a convicção de que as boas experiências devem ser transformadas em políticas públicas”, ressaltou Marina, no encontro.
Por meio do projeto Justiça Juvenil Restaurativa na Comunidade funcionam as Centrais de Práticas Restaurativas na Lomba do Pinheiro, Bom Jesus, Cruzeiro e Restinga. Nelas são atendidos os adolescentes que cometem atos infracionais de pequeno potencial ofensivo.
Também participaram do encontro o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Delmar Pacheco da Luz; o coordenador do Gabinete de Articulação e Gestão Integrada, Nilson de Oliveira Rodrigues Filho; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Frei Luciano Elias Bruxel; o candidato do Partido Verde ao Governo do Estado, Montserrat Martins, e sua vice, Doris Schilatter; e funcionários do Poder Judiciário e das Centrais de Práticas Restaurativas do Projeto.