Promotoria de Farroupilha obtém cassação de candidaturas à eleição do Conselho Tutelar
Três das cinco candidatas mais votadas ao Conselho Tutelar de Farroupilha foram cassadas e excluídas do certame, tendo sido declaradas eleitas as respectivas suplentes. Após o prazo para defesa, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) acolheu a impugnação do Ministério Público.
Durante fiscalização realizada no último 7 de novembro, dia da eleição para composição do Conselho Tutelar local, a equipe da Promotoria de Justiça de Farroupilha, sob a coordenação da promotora Cláudia Formolo Hendler Balbinot, constatou irregularidades na conduta das candidatas. Segundo apurado, elas realizaram o aliciamento e o transporte de eleitores até o local de votação, o que levou o MP a impugnar suas candidaturas, postulando a cassação perante o Comdica.
Na avaliação da promotora Cláudia Balbinot, tratando-se de cargo que exige dos seus ocupantes reconhecida idoneidade moral, a medida enérgica foi a melhor saída para devolver a moralidade ao processo eleitoral visando o preenchimento dos cargos de Conselheiro Tutelar em Farroupilha.