Ministério Público realiza inspeção no Case de Santa Maria
A promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Santa Maria, Ivanise Jann de Jesus, realizou inspeção no Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case), na manhã desta sexta-feira, 25. Ela estava acompanhada dos assessores jurídicos da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Patrícia Couto e Célio Golim. A visita serviu para verificar o funcionamento do Case depois que o Ministério Público solicitou o afastamento de seu diretor, Vitélio de Freitas.
A Promotora e os representantes da Comissão foram recebidos pelo diretor interino da instituição, Paulo Vinhate. Ele assumiu o cargo depois que Freitas pediu exoneração no dia 17 de setembro. Durante a visita, o grupo conversou com os monitores e os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. “Estou com uma boa impressão, pois percebe-se melhoras no funcionamento da Casa”, avalia Ivanise.
A proposta da nova direção é qualificar o atendimento no Case. De acordo com o diretor interino, a biblioteca e o refeitório foram reorganizados e o quadro funcional otimizado. Além disso, o horário de visitas foi ampliado, assim como o tempo para tomar banho de sol. A representante jurídica da Comissão de Direitos Humanos ficou satisfeita com a visita. “É bom saber que este ambiente, apesar das dificuldades, consegue oferecer um bom atendimento. Isto certamente irá contribuir para a recuperação destes jovens”, pondera Patrícia.
Há três semanas, o Ministério Público fez o pedido de exoneração do antigo diretor. A Promotora de Justiça tomou tal medida após receber denúncias de que ele não teria agido para investigar suspeitas de maus-tratos de sete adolescentes contra outros adolescentes. Agora, Vinhate fica no cargo até que a Governadora do Estado nomeie o próximo diretor. (Por Matheus Rivé)