Jornada começa em Santa Maria
Acontece na próxima segunda-feira, 8, em Santa Maria, a primeira etapa da VII Jornada Estadual contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No auditório Alice Denison, da Faculdade Metodista de Santa Maria, especialistas da área estarão debatendo o tema “Sensibilização: um novo olhar e uma nova consciência”. O evento, com início previsto para 19h e 15min, é uma realização do Ministério Público, Assembleia Legislativa e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MP, procuradora de Justiça Maria Ignez Franco Santos, participa do encontro.
A VII Jornada continuará voltada à sensibilização do público acadêmico, foco principal do ano passado e que teve forte participação nos locais onde ocorreram as audiências públicas. O objetivo é mobilizar os estudantes para que, no futuro, possam prestar um serviço de qualidade aos meninos e meninas que necessitam de atendimento. Em 2009, pelo menos dez cidades gaúchas, abrangendo todas as regiões do Estado, receberão o evento.
Em suas edições anteriores, a Jornada ajudou a difundir o projeto Depoimento Sem Dano, que utiliza uma técnica especial para colher o depoimento de crianças vítimas de violência sexual, bem como a implantação, por parte de alguns municípios, do Programa Sentinela do Governo Federal, que atende crianças vítimas de abuso. Os eventos serviram como espaço para denúncias, reflexões e encaminhamentos de propostas que objetivavam qualificar as rede de proteção de crianças e adolescentes.
Para a procuradora de Justiça Maria Ignez Franco Santos, os evento ao longo de 2009 serão fundamentais para “mobilização da comunidade, visando a conscientização da necessidade de um esforço coletivo no sentido da erradicação do abuso e exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes”.