Filme retrata abuso sexual
Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, realiza na próxima segunda-feira, 18, a exibição do filme “Abuso Sexual”, uma produção norte-americana de 1994. O evento acontece no auditório do Palácio do Ministério Público, localizado na Praça Marechal Deodoro, 110, em Porto Alegre, a partir das 19h.
Após a exibição da obra, acontece um debate sobre a exploração sexual, que contará com a participação da promotora de Justiça Adalgisa Wiedemann Chaves, da juíza de Direito Osnilda Pisa, da psiquiatra e psicanalista Denise Lahude e do educador e filósofo Luis Osvaldo Leite.
O FILME
Baseado em fatos reais, dirigido por Donald Wrye e tendo como principais atores Marlo Thomas, Mel Harris e Eileen Heckart, o filme mostra o drama real de três irmãs que se sentem obrigadas a processar o próprio pai por abuso sexual, cometido quando ainda eram crianças. Quando veio à tona, o caso chocou a opinião pública americana.
A coordenadora do CAO da Infância e Juventude, procuradora de Justiça Maria Ignez Franco Santos, ressalta que "constitui tarefa primordial do Ministério Público fortalecer o sistema de garantias dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, para evitar os maus-tratos, especialmente na forma do abuso sexual intra e extrafamiliar e da exploração sexual comercial da população infanto-juvenil".