Ministério Público na escola
Diante de inúmeros casos de violência registrados nas escolas de Vacaria durante o ano de 2008, resultando inclusive na morte de um professor dentro de uma escola da região, o Ministério Público de Vacaria desenvolveu um projeto para tentar evitar o número crescente desse tipo de violência.
Com a ajuda da Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cededica, o Ministério Público local criou uma cartilha com o objetivo de orientar a comunidade escolar quanto aos procedimentos que devem ser adotados em casos de crimes, contravenções e atos infracionais ocorridos nas escolas ou no perímetro escolar.
O projeto começou com a elaboração de regimento escolar modelo, que já foi adotado por algumas escolas, trazendo mais clareza de direitos e deveres para toda a comunidade escolar.
A segunda parte do projeto começa nesta quinta–feira, 2, com palestras em todas as escolas da rede municipal, estadual e particular pelo promotor de Justiça Luís Augusto Gonçalves da Costa, autor do projeto. O Promotor abordará três temas: o que é Ministério Público, segurança escolar e corrupção.
Além da exibição de vídeos sobre o Ministério Público estadual e local, e das peças publicitárias da campanha de combate a corrupção, será distribuída a cartilha sobre “Segurança Escolar”, que foi adaptada pelo Promotor à realidade local através de material produzido pelo Ministério Público do Distrito Federal. Foram impressas cinco mil cartilhas pelo Ministério Público gaúcho.
Para Luís Augusto, “a ideia sucinta é aproximar o Ministério Público da comunidade, com o conhecimento de suas funções, bem como explicitar os casos de violência escolar e o que deve ser feito quando ocorrer, para que não volte acontecer".
O projeto também tem como finalidade dar continuidade à campanha que a Instituição possui com outros parceiros no projeto “O que você tem a ver com a corrupção”.