Casa Abrigo para Meninos reabriu
Na manhã desta quarta-feira, 18, o Ministério Público de Santa Maria, através do promotor Antônio Augusto de Moraes, participou da cerimônia de reabertura e assinatura de convênio da Casa Abrigo para Meninos. O encontro reuniu mais de 50 pessoas, entre conselheiros, educadores e representantes do município.
O abrigo, fechado há um mês, não apresentava condições adequadas para atender aos jovens em condição de vulnerabilidade social. Com a interdição do local, os cerca de 10 meninos e meninas, que moravam na casa, foram transferidos para outro lar. Enquanto isso, o Município reformou o antigo local.
A reabertura do abrigo só foi possível devido ao convênio, que prevê o repasse de verbas do Município para o Lar de Miriam, instituição que ficou responsável pelo administração da Casa. A entidade, agora chama-se Casa Abrigos para Meninos. As jovens que eram atendidas pela casa estão abrigadas pelo Lar de Miriam.
Em 2006, o Ministério Público entrou com ação de interdição do Abrigo. Agora, o promotor Antônio Augusto diz-se satisfeito com o encaminhamento da situação. “ A questão foi resolvida de forma adequada, uma vez que a instituição que assumiu a Casa Abrigo, por conta do convênio firmado com o Município, tem experiência na questão e uma equipe capacitada para fazer um trabalho que atenda as necessidades da Comarca”, concluiu.
Atualmente a Casa Abrigo tem capacidade para atender 7 meninos. Nos próximos dias, esse número deve aumentar.
(por Kellen Severo)