Palco para premiações
Quinta-feira, 18, será um dia de premiação no Ministério Público gaúcho. O auditório do Palácio do Ministério Público, na Praça da Matriz, será palco da entrega de três prêmios: “10º Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul”, “ 1º Prêmio Estudantil Ministério Público, Guardião da Sociedade” e “1º Prêmio Estadual de Monografia Jurídica”. O evento, programado para iniciar às 10h, terá a presença do procurador-geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, e da Administração Superior. Jornalistas, alunos, professores e Secretários de Educação fazem parte da festa que tem apoio da Associação do Ministério Público e da Fundação Escola Superior do Ministério Público. Os Hotéis Continental também participa como patrocinador de um dos prêmios.
O objetivo do Prêmio Jornalismo é laurear as matérias jornalísticas que melhor esclareçam a opinião pública sobre as competências do Ministério Público, bem como seu papel perante à sociedade. O espírito do Prêmio Estudantil, dirigido aos alunos do Ensino Fundamental das Escolas Públicas Municipais e Estaduais, é estimular a pesquisa sobre o Ministério Público e o trabalho do Promotor de Justiça. No Prêmio Monografia, o concurso tinha como temática “O papel do Ministério Público na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais indisponíveis”.
JORNALISMO
O primeiro lugar em Reportagem/Impressa foi conquistada pela matéria “Fim das concessões: uma batalha que pode mudar as rodoviárias”, do jornalista José Luís Costa, publicada no Jornal Zero Hora e que discorre sobre batalha judicial que poderá trazer novo alento para usuários acostumados com serviços muitas vezes precários e que refere a atuação da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. O segundo lugar foi obtida pela matéria “Antigo lixão dá lugar a mudas de árvores nativas”, do jornalista Otto Tesche, publicada no Jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, que trata de plantio em conseqüência de termo de ajustamento firmado entre Ministério Público e Aracruz.
Em Reportagem/Rádio, venceu a série de reportagem “A agonia do surubim e do dourado – governo gaúcho libera a pesca de espécies ameaçadas de extinção”, do jornalista Maurício Boff, veiculada na Rádio Bandeirantes AM narrando o inquérito do Ministério Público para apurar motivos da liberação da pesca. A segunda colocação ficou com a série “Moradores de rua: uma solução é possível?”, da jornalista Milena Schoeller, veiculada na Rádio Gaúcha, trazendo relato dos moradores de rua e de autoridades em busca de uma solução.
Em Reportagem/TV, ganhou a reportagem “A luta do MP pela moradia digna no Vale do Salso”, da jornalista Priscilla Casagrande, exibida na Rede Record, produzida através de uma ação do Ministério Público que beneficiou centenas de famílias. Em segundo lugar ficou a reportagem “Máfia do lixo”, da jornalista Luci Jorge, exibida na TV Bandeirantes, tratando da ação da Força-Tarefa do MP que desmantelou a fraude em licitações para ganhar contratos de recolhimento de lixo.
Em Fotojornalismo, o vencedor foi o fotógrafo Ronaldo Bernardi, do jornal Zero Hora. O primeiro lugar foi conquistado com a foto “Golpe lesou produtores por 10 anos”, que mostra a detenção de envolvido. O segundo lugar foi obtido com a foto “Lei da Cultura era usada para fraudes”, que mostra ação da Força-Tarefa do Ministério Público.
ESTUDANTIL
O primeiro lugar em Ilustração foi conquistado pela aluna Vitória Lessa Saldanha, 13 anos, que freqüenta a 6ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Calil Miguel Allem, no Balneário Pinhal, com o desenho “O meio ambiente pede socorro”. O segundo lugar foi obtido pelo aluno Erick Henrique Ferraz da Silva, 13 anos, matriculado na 6ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ruth Raymundo, em Sapiranga, com o desenho “As mãos do Ministério Público ajudando as crianças”.
O primeiro lugar em Redação foi do aluno Maurício Oliveira Maciel, 13 anos, que está na 7ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nardy de Farias Alvim, em Taquari, com a redação “Nossos guardiões”. O segundo lugar ficou com o aluno Jorge Renato Pinheiro Velloso, 13 anos, que freqüenta a 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Deodoro, de São Gabriel, com a redação “Simplesmente pensando...”.
Menção honrosa será dada ao aluno Gabriel Martins Alves, 11 anos, da 5ª série do Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia, de Porto Alegre, que se inscreveu na categoria ilustração inspirado na atuação criminal, e também para a aluna Adriele Tavares, 14 anos, da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia, de Chuvisca, que se inscreveu na categoria redação com o trabalho “Ministério Público”.
MONOGRAFIA
O aluno do 7º semestre de Direito da Puc, Rene José Keller, é o grande vencedor do I Prêmio Estadual de Monografia Jurídica. O trabalho intitulado “Ministério Público: entre todos, por todos e para todos” foi o selecionado.
A Comissão Julgadora definiu, ainda, que será dada Menção Honrosa aos alunos Mário Azambuja Neto, da Universidade de Passo Fundo, e Sirlanda Maria Selau da Silva, da Escola Superior do Ministério Público.