Jornada em Quaraí
A audiência pública de Quaraí terá uma mudança em relação as demais jornadas realizadas em 2008. Ela não ocorrerá em uma Universidade como vinha ocorrendo e terá como público alvo o meio rural. A finalidade é romper a cultura do silêncio nessas comunidades e incentivar que a violência contra crianças e adolescentes seja denunciada. O evento ocorrerá a partir das 14h, no CTG Sentinela do Jarau, BR 290 Entrada de Quaraí.
Neste ano, o tema central da Jornada é “Sensibilização: um novo olhar e uma nova consciência”, que visa sensibilizar o público acadêmico, futuros profissionais que estarão a serviço da sociedade e, em muitos casos, trabalhando diretamente com meninos e meninas. Sensibilizados e mobilizados os alunos passarão a ter um novo olhar e uma nova consciência sobre o problema, atuando na construção de uma vida melhor para todas as crianças e adolescentes.
As audiências públicas têm sido um espaço para denúncias, reflexões e encaminhamentos de propostas que buscam a melhoria da rede de proteção de crianças e adolescentes. Em 2008, a Jornada já esteve nas cidades de Cachoeira do Sul, São Leopoldo, Ijuí, Torres, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul.
A coordenação da Jornada é do Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Assembléia Legislativa do Estado e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. (Por Fernando Feiden)