SM: Futuro prefeito é recebido
O Ministério Público Estadual esteve reunido com o próximo prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, e com um atual vereador, Jorge Pozzobom. O encontro serviu para inteirar o futuro chefe do Município dos problemas mais graves que preocupam a Promotoria.
O assunto que teve destaque foi a contratualização dos serviços prestados pelo Hospital de Caridade na Casa de Saúde. Os representantes do Ministério Público mostraram preocupação com a continuidade e a qualidade dos serviços, para que não haja prejuízo à comunidade. A desapropriação da Casa de Saúde também foi abordada. O assunto está sendo investigado em inquérito civil, devido a possíveis prejuízos aos cofres públicos.
O promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro entregou uma relação dos inquéritos e ações em que o Município está envolvido. Já as promotoras de Justiça Ivanise Jann de Jesus e Daniela Mallmann Paz enfatizaram que as principais urgências, na área da infância e juventude, são a falta de leitos para a internação de dependentes químicos ou que possuam enfermidades psiquiátricas e os problemas nos Conselhos Tutelares e na casa abrigo de meninos e meninas, que fica na Vila Noal.
Schirmer enfatizou sua vontade de se inteirar dos problemas e manifestou “o desejo de uma boa relação com o Ministério Público”. Ficou acertado um novo encontro assim que o prefeito assumir o cargo. A necessidade de respeito entre os órgãos públicos foi ressaltada, pois ainda que o papel do Ministério Público seja de cobrança é através do diálogo e da boa vontade de ambas as instituições, que os problemas podem ser solucionados, destacou o promotor João Marcos Adede y Castro. (Por Francine Herpich)