Jornada contra violência sexual
“Sensibilização: um novo olhar e uma nova consciência”. Este é o tema central da VI Jornada Estadual Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que, na próxima segunda-feira, 22, faz seu quarto e, na quinta-feira, 25, quinto encontro no ano para levar sua mensagem em prol dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Desta vez, quem receberá os integrantes do Ministério Público, Assembléia Legislativa, Fundação Sirotsky Sobrinho e demais debatedores, são os municípios de Torres e Passo Fundo.
A audiência pública em Torres acontecerá segunda-feira, a partir das 19h, no Centro de Convenções da Ulbra. O evento em Passo Fundo ocorrerá quinta-feira, a partir das 19h30min, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo - Campus I. Nesta edição, a Jornada pretende sensibilizar o público acadêmico, especialmente os futuros profissionais que trabalharão com crianças e adolescentes.
Em suas edições anteriores, a Jornada ajudou a difundir o projeto Depoimento Sem Dano, que utiliza uma técnica especial para colher o depoimento de crianças vítimas de violência sexual, bem como a implantação, por parte de alguns municípios, do Programa Sentinela do Governo Federal, que atende crianças vítimas de abuso.
Os eventos serviram, também, como espaço para denúncias, reflexões e encaminhamentos de propostas que objetivavam qualificar as rede de proteção de crianças e adolescentes.
Estão previstas audiências públicas em outros municípios como Santa Maria e Pelotas. A coordenação da Jornada é do Ministério Público, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Assembléia Legislativa do Estado e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.