Adolescentes ouvidos no Ciaca
Os 12 adolescentes detidos pela Brigada Militar na madrugada deste domingo após atacarem dois garotos de 17 anos na esquina das avenidas Carlos Gomes e 24 de Outubro, serão ouvidos na tarde desta segunda-feira no Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente – Ciaca. Depois de terem os tênis, bonés e celulares roubados, as vítimas foram agredidas a socos e pontapés. Os policiais militares chegaram ao grupo ao serem acionados pelo telefone 190. Os adolescentes foram encaminhados ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) e três adultos à Área Judiciária da Polícia Civil.
O promotor de Justiça Mauro Fonseca Andrade, que estava de plantão no Fórum Central de Porto Alegre quando ocorreu o fato, disse os que adultos foram autuados em flagrante pelo crime de roubo, mas liberados para responderem processo em liberdade. Dentre os 12 adolescentes levados ao DECA, cinco foram liberados aos pais mediante termo de entrega, porque não foram reconhecidos pelas vítimas do assalto. Dos sete adolescentes ouvidos, o Ministério Público representou contra seis pelo delito de roubo e um por receptação.
Nesta segunda-feira, todos os adolescentes envolvidos na ocorrência registrada no domingo serão ouvidos pela juíza da 4ª Vara da Infância e Juventude, Vera Lúcia De Boni, que atua no Ciaca. A promotora de Justiça Maria Cristina Sanson, com atuação no Ciaca, também poderá representar contra os adolescentes liberados mediante termo de entrega. No final da audiência medidas socioeducativas poderão ser encaminhadas pela Justiça.