VI Jornada da Infância e Juventude
O Ministério Público firmou Termo de Cooperação com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e a Assembléia Legislativa do Estado, na manhã desta quarta-feira, quando foi lançada a VI Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ato dá continuidade a um trabalho que vem sendo realizado já há alguns anos pelas instituições envolvidas na formação de uma rede efetiva de proteção à criança e ao adolescente. Nesta edição, a Jornada terá como foco a participação do público universitário. “Discutir o tema com os futuros profissionais que atuarão com o púbico infanto-juvenil será fundamental para a busca de soluções”, destacou a procuradora-geral de Justiça em exercício, Isabel Dias Almeida.
A edição da VI Jornada tem como tema “Sensibilização: um novo olhar e uma nova consciência”. Estão previstas a realização de 15 audiências públicas em diferentes municípios com a participação de universitários, além de representantes da rede de proteção à infância e juventude que atuam na região. “Busca-se discutir a questão no meio acadêmico, a fim de que os futuros profissionais estejam melhor preparados para atender crianças e adolescentes”, destacou Isabel Almeida.
Nos últimos três anos, o projeto permitiu a realização de audiências em mais de 46 cidades, atingindo público superior a nove mil pessoas. Os resultados positivos alcançados neste período foram muitos, dentre eles: o desmantelamento de redes de exploração sexual em São Gabriel, Cruz Alta e Gravataí. A primeira audiência será realizada no dia 25 deste mês, em Cachoeira do Sul.
Estiveram presentes na solenidade, o presidente da AL, deputado Alceu Moreira; o gerente executivo da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Alceu Terra Nascimento; o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler; os deputados Miki Breier, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e Fabiano Pereira.
Fonte: Relacionamento