Combate às drogas em Passo Fundo
“Articular a rede de atendimento à criança a ao adolescente, qualificando o atendimento através da formação continuada dos profissionais que tratam diretamente com a população infanto-juvenil”. Este é o objetivo, segundo a promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne, das aulas de capacitação quanto à prevenção ao uso de drogas nas escolas.
Partindo do Fórum Municipal de Articulação de Rede, o curso é realizado através de uma parceria entre Ministério Público, Secretaria Nacional Anti-Drogas, 7ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação. Uma vez por mês o auditório da Promotoria de Justiça de Passo Fundo recebe professores das redes pública e particular do Município para o projeto, que conta com o apoio da Promotora desde o início.
Na última quinta-feira, 31, Ana Cristina e o juiz da Infância e Juventude da cidade Dalmir Franklin de Oliveira Júnior participaram como palestrantes. Durante a oportunidade, a representante do Ministério Público apresentou o resultado de uma pesquisa, realizada por ela, sobre os fatores de risco, os modelos de prevenção, a abordagem ao tema e a situação nas escolas quanto ao uso de drogas. Na seqüência, Franklin de Oliveira acrescentou outros dados e levantou questões sobre a dificuldade de eliminar o tráfico de drogas. "Uma atividade muito lucrativa que atende às demandas de mercado”, salienta o Juiz.
Em virtude das eleições deste ano, Ana Cristina sugeriu a elaboração de uma carta aberta aos candidatos à Prefeitura Municipal de Passo Fundo. O intuito é propor que cada um inclua em sua proposta de governo a prioridade absoluta e a destinação privilegiada de recursos à área da infância e juventude, como determina a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. A idéia contou com a plena adesão dos presentes.
Estão matriculados no projeto 70 educadores de 30 escolas diferentes que contam com uma equipe multidisciplinar para a capacitação – Direito, Psicologia, Saúde e Educação. Ao final do curso, em dezembro, os professores estarão aptos a desenvolverem um projeto na escola em que atuam e fomentar o engajamento de seus colegas. (Por Amanda Schneider de Arruda e Alline Goulart)