Preso abusador de Cachoeira do Sul
Uma comunicação do Disque-Denúncia, conciliada com notícias do Conselho Tutelar, tirou de circulação um homem acusado por cinco casos de abusos sexuais em Cachoeira do Sul, praticados contra meninos com idade entre nove e 14 anos. Segundo o Ministério Público, responsável pela denúncia e pelo pedido de prisão preventiva, Paulo Ricardo Ribeiro Porciúncula, o “Joca”, de 42 anos, atualmente recolhido no Presídio Estadual de Cachoeira do Sul, praticava sexo oral e anal com as vítimas, mediante o oferecimento de R$ 10. A promotora de Justiça Giani Pohlmann Saad ressalta que as informações do serviço telefônico facilitaram a reunião de indícios para a abertura do inquérito policial e o posterior pedido de prisão.
Segundo a denúncia do Ministério Público, no período compreendido entre os anos de 2006 e 2008, “Joca” submeteu as vítimas à seções de prostituição e exploração sexual. Ele atraía as crianças e adolescentes para diversos locais, praticando com eles atos de sexo anal e oral, mediante pagamentos em dinheiro.
De acordo com Giane Saad, o pedido de prisão preventiva se fez necessário pois o denunciado já possui antecedentes criminais pela prática de delitos causados contra outras crianças, tendo sido inclusive já condenado e recolhido ao sistema prisional. Contudo, após sair da prisão, voltou a praticar os mesmos atos. “É certo que se permanecesse solto, Paulo Ricardo continuaria com essa prática, pois não há dúvidas de que tais crimes são uma constante em sua rotina”. Além disso, conforme a Promotora, “Joca” poderia ainda prejudicar a instrução criminal, pressionando as vítimas e suas famílias, no intuito de dificultar a busca da verdade.