Prevenção ao uso de drogas
Capacitar os educadores das escolas municipais, estaduais e particulares de Passo Fundo para que façam uma abordagem integrada e eficiente nas situações do cotidiano escolar em que ocorrem o uso e o abuso de drogas. Com este objetivo, o Centro Municipal de Atendimento ao Educando da Prefeitura, Ministério Público e 7ª Coordenadoria Regional de Educação realizam, durante todo este ano, o projeto de formação “Prevenção ao Uso de Drogas Para Educadores”.
Com encontros mensais, realizados sempre no auditório da Promotoria de Justiça de Passo Fundo, as atividades envolvem aulas expositivas, com a presença de palestrantes que dominam os temas a serem abordados. Ao final do projeto, os professores deverão construir um plano de prevenção ao uso de drogas em sua escola.
De acordo com a promotora de Justiça Ana Ferrareze Cirne, a realização do projeto foi solicitado pelos professores dentro do Programa Municipal Antiuso de Drogas, que é articulado e coordenado pela Promotoria de Justiça de Passo Fundo. Agrega que o Programa tem como objetivo capacitar, além dos professores, outros profissionais do Município que atuam principalmente na área da Saúde.
O próximo encontro será realizado no dia 8 de maio, quando serão discutidas as relações com as drogas e as diferentes abordagens. Entre os palestrantes estão psicólogos, médicos e enfermeiros. São nas escolas que crianças e adolescentes têm um lugar privilegiado de encontro, de aprendizagem e de apoio. Conforme os promotores do projeto “é justamente nas escolas, através dos profissionais da educação, que se identifica o maior potencial para prevenção ao uso e abuso de drogas”.