Reunião discute auxílio a dependentes químicos
Criar um sistema para tratamento de drogaditos. Com este propósito a Promotoria de Justiça Especializada de Pelotas realizou uma reunião, no último dia 28, na qual estavam presentes representantes do Conselho Tutelar, Prefeitura, Secretaria Municipal de Cidadania e demais setores envolvidos no auxílio à dependentes químicos.
No início, o promotor da Infância e Juventude, José Olavo Bueno dos Passos, falou sobre os problemas causados pelo uso de drogas, especialmente o crack, no Município.
A psicóloga do Centro Social e Cultural Evangélico Betel, Aline Crochemore, apresentou o projeto Comunidade Terapêutica Casa do Resgate Solidário. A idéia consiste na criação de uma casa de tratamento destinada aos jovens, do sexo masculino, com idade entre 12 e 18 anos, usuários de droga. Entre seus objetivos está resgatar os vínculos familiares, proporcionar aprendizagem de valores éticos, novas relações com o meio social e oportunizar uma rede de apoio em busca da cidadania e convivência. O processo de recuperação tem duração de um ano, sendo dividido em cinco etapas, seguindo de um acompanhamento de até um ano após a saída do indivíduo. Entre as atividades oferecidas estão o esporte, a educação, a arte, a cultura, o despertar espiritual e a participação diária efetiva nas atividades de limpeza.
No prazo de dez dias será realizada a análise do projeto por parte de uma comissão, na qual será desenvolvido um parecer técnico a ser posteriormente avaliado. (Por Paula Derzete)