Álcool: A parte que não lhe é contada
O consumo cada vez maior de álcool por crianças e adolescentes e os conseqüentes malefícios provocados pela bebida serão discutidos na próxima quinta-feira, 22, em Passo Fundo. O ciclo de palestras "Álcool: A parte que não lhe é contada" é coordenada pelo Ministério Público gaúcho e pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. O evento acontece na sede da Faculdades Planalto (Faplan), na rua Paisandu, 1200, a partir das 19h.
O objetivo do encontro é promover a discussão e a reflexão entre os participantes acerca do papel da família, da escola, da sociedade e do poder público sobre a prevenção do consumo de bebidas alcoólicas entre crianças e adolescentes, seus prejuízos e conseqüências. De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, promotor de Justiça Miguel Velasquez, a idéia é "conscientizar pais e pessoas que lidam com crianças e adolescentes para que não sejam permissivos com o uso de álcool por parte dos jovens".
Abaixo os palestrantes do evento:
Dr. Félix Henrique Paim Kessler – Médico Psiquiatra e Vice-Diretor do Centro de Pesquisa em álcool e drogas da UFRGS; Tema: Problemas dos riscos e problemas relacionados ao uso de álcool na adolescência. O que podemos fazer?
Dr.ª Lisia Von Diemen – Mestre em Psiquiatria, Supervisora do Ambulatório de Dependência Química do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS; Tema: Efeitos do uso do álcool na adolescência
Dr. Jorge Carrão – Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta, responsável pela implantação do Programa Municipal Anti Uso de Drogas (PROMAD), Diretor Geral da Clínica Recuperar de Passo Fundo e Professor da Faculdade de Medicina da UPF, Tema: A contribuição social do cidadão na prevenção ao uso de álcool na adolescência.