Agenda Social da Criança é lançada em Porto Alegre
A Agenda Social da Infância foi lançada no Palácio do Ministério Público, na manhã desta sexta-feira. O projeto consiste em um conjunto de iniciativas, que compõem quatro projetos para combater a violência contra crianças e adolescentes. A coordenação é da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. A secretária Carmem Oliveira ressaltou “nunca ter ocorrido antes no Brasil um programa como este. Tanto no volume de recursos como na composição de parcerias”.
A deputada federal Maria do Rosário também participou da cerimônia. Ela é coordenadora da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que apoia o programa do governo. A Deputada disse que a Frente Parlamentar “tem atuado no Congresso Nacional sempre no sentido da implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente”. A promotora de Justiça da Infância e Juventude Liliane Dreyer da Silva Pastoriz participou em nome do Ministério Público. Ela lembrou que desde um seminário ocorrido no inicio de outubro, sobre abrigos na Capital gaúcha, “a necessidade de uma ação entre família, comunidade e os governos federal e municipal já havia sido questionada”.
O programa conta com a ação de 14 ministérios e tem como parceiros a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, os Correios, o Serpro e a Infraero. (Por Fernando Feiden)