Porto Vera Cruz: operação do Programa Segurança Alimentar apreende 2,5 toneladas de produtos impróprios para consumo
Em operação do Programa Segurança Alimentar RS realizada nesta quarta-feira, 19 de abril, no município Porto Vera Cruz, foram fiscalizados e autuados dois estabelecimentos e apreendidas cerca de 2,5 toneladas de alimentos impróprios para o consumo. Em um dos locais, foi cumprido um mandado de busca e apreensão.
Conforme o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, no mercado, havia carne sem procedência, produtos vencidos e com etiquetas cobrindo ou apagando as datas de validade. No segundo estabelecimento, onde os agentes cumpriram mandado judicial, diversos produtos de origem estrangeira, em sua maioria bebidas dentro e fora da validade, R$ 53 mil em dinheiro, além de cadernetas com anotações e armamento, como espingardas, foram apreendidos. Os produtos estrangeiros foram encaminhados para a Receita Federal de Santo Ângelo.
A fiscalização aconteceu a pedido do promotor de Justiça que atua em substituição em Santo Cristo, Janor Lerch Duarte; e contou com a presença dos servidores do Gaeco – Segurança Alimentar; Secretaria Estadual da Saúde; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal de Porto Vera Cruz; Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).