Chefe do MP gaúcho assumirá presidência do GNCOC
O Procurador-Geral de Justiça do RS, Marcelo Dornelles, assumirá, no próximo dia 13 de setembro, em Brasília, a presidência do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O Chefe do MP gaúcho foi escolhido pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), que é formado por membros dos Ministérios Públicos Estaduais e da União.
O GNCOC tem papel importante no enfrentamento às organizações criminosas e atua em investigações relevantes, como no combate aos crimes tributários, lavagem de dinheiro, tráfico e crimes cibernéticos. O grupo é responsável por articular ações em âmbito nacional ou regional visando uniformizar e fortalecer ações contra o crime organizado.
Nesta quinta-feira, 18, Dornelles esteve reunido com Promotores de Justiça que trabalham na investigação criminal para alinhar estratégias de atuação a serem desenvolvidas no GNCOC. Durante o encontro, foi debatido a experiência do MP gaúcho em ações na área da segurança alimentar e que deve ser encaminhada para o grupo nacional.
Marcelo Dornelles ainda destacou na reunião a importância de uma articulação e integração de trabalho entre os MPs e outras instituições, bem como a mobilização em torno de algumas investigações exitosas para que sejam reproduzidas. “Buscaremos ainda discutir as alterações legislativas que podem prejudicar a atuação criminal, como o projeto de alteração do Código de Processo Penal”, apontou.
Participaram da reunião o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Luciano Vaccaro; Secretário-Executivo e Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Capital, Flávio Duarte; o Coordenador do Gaeco – Núcelo Região Metropolitana, Serra e Taquari, Reginaldo Freitas da Silva; os Coordenadores do Gaeco – Núcleo Segurança Alimentar, Alcindo Bastos da Silva Filho e Mauro Rockenbach; o Promotor da Especializada Criminal Gerson Daiello; e os Promotores de Justiça da Especializada Criminal – Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Aureo Gil Braga e Fernanda Ruttke Dillenburg.