Procurador de Fundações confere atividades da Fundação Autotrônica de Caxias do Sul
Dando continuidade ao programa de visitas às fundações fiscalizadas e veladas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Procurador de Fundações Antonio Carlos de Avelar Bastos, acompanhado do seu assessor Miguel Prietto, esteve em Caxias do Sul na quarta-feira, 9, inicialmente visitando o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul – Simecs, onde foi recebido pelo Presidente Getulio Fonseca e pelo Diretor Executivo Odacir Conte.
O Simecs representa 3.100 empresas em Caxias do Sul e região, abrangendo em torno de 71 mil trabalhadores no setor.
Após a visita de cortesia ao Simecs, o Procurador de Fundações visitou a Fundação Centro Tecnológico Automotivo de Caxias do Sul – Autotrônica e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, ambos localizados dentro do complexo da Universidade de Caxias do Sul – UCS.
A Autotrônica foi constituída após a constatação da carência de técnicos qualificados para responder à demanda de mão de obra do setor automotivo da região, que representa 70% do segmento metalmecânico. O Projeto de Expansão da Educação Profissional, aprovado pelo Ministério da Educação, foi concebido pelo Simecs, com parceria da UCS, Senai e Prefeitura Municipal. A Autotrônica veio, então, preencher esta carência de recursos humanos qualificados, oferecendo ensino técnico e profissionalizante para jovens cursando ou que tenham concluído o ensino médio e, ao mesmo tempo, qualificando e requalificando a mão de obra empregada na indústria regional e trabalhadores desempregados, que estejam em busca de emprego.
Além de promover o ensino, a Autotrônica é um órgão de assistência técnico-tecnológica às empresas, bem como um gerador de pesquisa aplicada à tecnologia automotiva. Assim, a Fundação se consolidou como um centro de excelência na formação profissional para o segmento da indústria a que se destina, inserindo um grande número de jovens no mercado de trabalho. Através de convênio, a Fundação é administrada pelo Senai, que tem como objetivo promover o desenvolvimento e o aprimoramento da indústria nacional, atuando, da mesma forma, na capacitação de profissionais e no aperfeiçoamento dos produtos e processos das indústrias por meio de cursos e serviços técnicos e tecnológicos.
Ao percorrerem as instalações da Autotrônica e Senai, Antonio Carlos de Avelar Bastos e Miguel Prietto ficaram impressionados com o trabalho desenvolvido para o segmento industrial, bem como para a comunidade da Caxias do Sul e região. “Além de ser um agente fiscalizador, o Ministério Público se coloca na posição de parceiro neste processo de desenvolvimento que é inevitável e imperioso”, destacou o Procurador de Fundações Antonio Carlos de Avelar Bastos. Agregou, ainda, que ficou extremamente satisfeito com o sucesso da Fundação, em convênio com o Senai, como a formação de mais de 14 mil estudantes nas diversas modalidades de ensino, hoje incluída a robótica, e que foram absorvidos pelo mercado de trabalho de Caxias do Sul e região. “É motivo de elogio e exemplo a ser seguido”, afirmou Avelar Bastos.