Gestão das organizações sem fins lucrativos é discutida em encontro
Acontece nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, o 1º Ciclo Itinerante de Formação para o Terceiro Setor. O evento é uma realização da Associação Rio-grandense de Fundações e Fundação Irmão José Otão, com o apoio do Ministério Público. O objetivo é apresentar uma visão geral de conceitos fundamentais para uma inserção crítica, consistente e ágil no campo social, bem como as principais ferramentas que contribuem para uma eficiente gestão das organizações sem fins lucrativos.
Na abertura dos trabalhos, o procurador de Fundações, Antônio Carlos de Avelar Bastos, foi representado pela curadora de Fundações de Porto Alegre, Gislaine Rossi Luckmann. Ela participou da mesa de autoridades juntamente com o presidente da ARF, Alberto Augusto Alves Rosa, e com a vice-presidente da Fundação Irmão José Otão, Ana Lúcia Suarez Maciel.
Um dos palestrantes do 1º dia do encontro foi o cientista político Léo Voigt. Ele falou sobre a “Conjuntura política, social e econômica do Brasil: desenvolvimento econômico, inclusão social e os novos desafios”.
MP ESTRUTURADO
Em sua fala, a Curadora de Fundações de Porto Alegre informou aos participantes que o MP está estruturado para atender todas as demandas que envolvam fundações. Gislaine Rossi Luckmann acrescentou que a Procuradorias de Fundações passou, recentemente, por um processo de reestruturação e que “vem trabalhando arduamente para atender a todas as demandas que vêm ao MP”.
PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA
Nesta sexta-feira, o 1º Ciclo Itinerante de Formação para o Terceiro Setor prossegue com novas palestras. Pela manhã, o professor Maurício Vian falará sobre o tema “Sustentabilidade e mobilização de recursos em organizações sociais: fontes e doações”. Já a contadora Cristiane Souza abordará o tema “Administração financeiro e contábil: prestação de contas, transparência e orçamento”. À tarde, Marco Augusto Rippel fala sobre os “Aspectos Jurídicos das Organizações Sociais” e a professora Sylvia Bojunga abordará o tema “Comunicação e sustentabilidade em organizações sociais: interação e novas linguagens”.