Movimento Brasil Eficiente será lançado no RS
Mobilizar a população e suas lideranças, nos mais variados níveis, para um programa em etapas. Com esse objetivo cívico o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga, lança, em nível estadual, o Movimento Brasil Eficiente. O evento será realizado às 10h desta segunda-feira, 17, no auditório do Palácio do Ministério Público, na Praça da Matriz, na Capital.
O MBE congrega amplos setores da sociedade brasileira, nas esferas pública e privada, em torno da ideia de uma reformulação fiscal e tributária que assegure ao país crescimento econômico sustentável, constante e acelerado. Foi lançado em São Paulo em nível nacional, no ano passado, com projeções e cenários econômicos para as próximas duas décadas.
À frente do Movimento estão os economistas Paulo Rabello de Castro e Raul Veloso e, ainda, o presidente da Associação Empresarial de Joinvile, Carlos Rodolfo Schneider, que estarão presentes ao evento. A meta é sensibilizar a opinião pública para a necessidade de se ter eficiência na relação entre receita e despesa. A proposta principal é diminuir, gradualmente, o peso da carga tributária de 40 para 30% do PIB em dez anos, tornando os impostos totalmente transparentes aos contribuintes finais. Ou seja: a busca é pela simplificação e racionalização da complicada estrutura tributária.
O procurador de Justiça Antônio Carlos de Avelar Bastos, coordenador da Procuradoria de Fundações do Ministério Público, ressalta que o Ministério Público, que “defende um melhor controle e eficiência na gestão dos recursos públicos”, não poderia deixar de compartilhar com a iniciativa do Movimento Brasil Eficiente, que reúne o setor produtivo nacional, federações e entidades de segmentos variados, como a Associação Comercial de São Paulo, Abimaq, Abravest, Bovespa, Abravest, Câmara Americana do Comércio, Conselho Federal de Contabilidade, Fecomércio, Fenabram, Abert e OAB.