Reconstrução: MPRS e governo do Estado assinam ordem de início das obras de casas para desabrigados no Vale do Taquari
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o governo do Estado assinaram na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, em Estrela, a ordem de início das obras de 38 casas definitivas, na cidade de Arroio do Meio, para famílias que foram atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari em setembro e novembro do ano passado. O valor destinado para a construção das residências, de R$ 5 milhões, é oriundo do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).
“Fico muito feliz que o fundo gerenciado pela nossa instituição, constituído de valores que vêm da restituição de ilícitos praticados, possa ser utilizado para ajudar no recomeço da vida de muitas pessoas”, disse o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, durante a solenidade.
O procurador-geral aproveitou para fazer um agradecimento às unidades do Ministério Público brasileiro e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que, desde o início das enchentes que assolam o Estado, vêm repassando valores de condenações para o FRBL. “Isso fez com que a nossa receita aumentasse de maneira importante e vai fazer com que possamos ajudar ainda mais a sociedade nesse momento tão difícil”, destacou Saltz.
“Ainda estamos vivendo a emergência. Mas nós estamos aqui para dizer que a reconstrução já começou. O aluguel social, a estadia solidária ou os abrigos são soluções paliativas. O nosso foco é na reconstrução, com as moradias definitivas”, afirmou o governador do RS, Eduardo Leite.
O anúncio feito pelo governador inclui, no total, 538 residências para as famílias em diversos municípios do Vale do Taquari.
Também participaram da solenidade o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou, e os promotores de Justiça André Barros, André Costa e Sérgio Diefenbach.