MPRS adere à campanha para conscientização sobre doação de órgãos e tecidos para transplantes
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) aderiu à campanha do governo do Estado “O Amor Vive”, cujo objetivo é sensibilizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos para transplantes. Participaram do lançamento da campanha nesta segunda-feira, 28 de agosto, o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção os Vulneráveis, Leonardo Menin, e a chefe de gabinete do PGJ, Raquel Isotton.
O evento, que contou também com a presença do vice-governador do RS, Gabriel Souza, e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ocorreu durante uma sessão extra do Circo Mirage, em Porto Alegre. A campanha será veiculada na TV e nas redes sociais. O ator Marcos Frota, proprietário do Circo Mirage, contribuiu com a iniciativa, realizando o espetáculo sem a cobrança de cachê.
“O transplante de órgãos é tema de primeira importância e de atenção do Ministério Público, pois responde aos direitos fundamentais à vida e à saúde, cuja defesa é missão constitucional da instituição”, destaca Menin.
A ideia é que as instituições e entidades parceiras compartilhem e divulguem o conteúdo para além do mês de setembro (período no qual a temática de transplantes é trabalhada nacionalmente).
NÚMEROS
Conforme números divulgados pelo governo do Estado, no Rio Grande do Sul foram realizados, entre janeiro e agosto deste ano, 424 transplantes de órgãos e, até julho, 795 transplantes de tecidos (córneas, ossos e pele). Os transplantes de rim (306) e de fígado (85) foram os dois tipos com maior número de procedimentos efetuados.
Atualmente, 1.319 pessoas estão na lista de espera para receber um novo rim no Estado. Em segundo lugar, está a espera para transplantes de córneas, cuja lista tem 1.202 pessoas.
Fotos: Marieli Lapinski | MPRS