MP participa de audiência sobre câncer de mama
Na manhã desta quarta-feira, 25, no Espaço Convergência da Assembleia Legislativa, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Angela Rotunno, participou de audiência realizada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa para falar do câncer de mama e seu mês de prevenção.
Em sua fala, Angela Rotunno expôs a participação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, nas esferas estadual e federal, no acompanhanmento das ações de órgãos como o Ministério da Saúde, e, localmente, de forma extrajudicial. Apontou, ainda, os inquéritos da Promotoria de Direitos Humanos que visam melhorias no tratamento e sistema de diagnóstico do câncer de mama e cirurgias plásticas de reconstrução. "O diálogo entre os diferentes atores sociais, em um recorte interinstitucional e interdisciplinar, é fundamental para a busca de consensos mínimos que viabilizem a construção de soluções inovadoras para o diagnostico precoce e tratamento adequado do câncer de mama. Com esperança vamos participar da frente parlamentar mista criada a partir do debate de hoje", comentou Angela.
Durante o encontro, foram abordados diversos aspectos práticos sobre o tema, que tem no mês de outubro sua prevenção e tratamento incentivados mundialmente. Representantes de organizações não governamentais relacionadas à doença trouxeram seus avanços, atuações e preocupações para o debate.
Pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, estavam o presidente, deputado Altemir Tortelli, a 1ª vice-presidente da AL, deputada Liziane Bayer, e o proponente da audiência, deputado Edu Oliveira.
Participaram, ainda, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, a Liga de Combate ao Câncer de Mama do Estado e a Defensoria Pública do RS.
Fotos: Roger Silva/MPRS