Promotora dos Direitos Humanos participa de bate-papo com apenadas do semiaberto na Capital
No mês em que se comemora os dez anos da Lei Maria da Penha, a Promotora de Justiça dos Direitos Humanos de Porto Alegre Ivana Machado Battaglin participou, na última semana, de um bate-papo com apenadas do regime semiaberto em Porto Alegre.
Reunidas no refeitório do Albergue Feminino, as mulheres tiveram a oportunidade de ouvir a Promotora sobre a origem da Lei Maria da Penha, todas as suas inovações e quais as hipóteses em que era aplicável. Ivana falou também sobre o machismo, que é a causa de toda a violência de gênero, e a necessidade de que as mulheres sejam mais sorores umas com as outras, para enfrentar essa desigualdade de gênero que tanto faz mal.
"Assim como a fraternidade está ligada a uma relação de irmãos, a sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo nessa luta para alcançar a igualdade entre os gêneros”, explicou Ivana. “E para isso, é fundamental tomarmos cuidado ao julgar e criticar o comportamento de outra mulher, pois isso ajuda a fortalecer os estereótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal”, complementou.
Conforme Ivana, elas participaram ativamente fazendo perguntas e relatando suas experiências. Os assuntos giraram basicamente em torno dos temas machismo, cultura do estupro e violência contra a mulher.