Coordenador do CAODH palestra em evento do Programa Aluno Cidadão 2016
A Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha recebeu, nesta quinta-feira, 14, o I Módulo do evento de qualificação para os professores que participarão do Programa Aluno Cidadão 2016. O encontro objetivou estimular atitudes e comportamentos de cidadania plena, solidariedade, obediência às regras de trânsito, respeito mútuo e valorização da vida.
A iniciativa é destinada, inicialmente, a alunos e professores do ensino fundamental das escolas públicas da área do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Porto Alegre, em razão da exposição à violência promovida pelo tráfico de drogas. Como beneficiários indiretos, estão os pais e a comunidade escolar que participam das oficinas.
Na ocasião, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Mauro Luís Silva de Souza, abordou os Direitos Humanos em sua palestra. O Promotor falou sobre a evolução da questão na legislação brasileira e descreveu as áreas em que o MP atua, como direito à saúde, dos LGBTs, indígenas, quilombolas, idosos e pessoas com deficiências e transtornos mentais.
O evento, contou com a presença de 80 professores e representantes de 40 escolas da zona norte da Capital. Além dos direitos humanos, foram abordados temas de ética e cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente e enfrentamento à violência contra a criança.
O Aluno Cidadão é uma iniciativa da Brigada Militar, em parceria com a Secretarias de Educação do Estado e de Porto Alegre e será desenvolvido por professores em sala de aula de acordo com cada disciplina. As ações terão atividades complementares da Patrulha Escolar Comunitária, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), do PM Mirim e do projeto Nosso Lugar. Ao final do ano letivo, as turmas envolvidas no programa farão uma exposição dos projetos desenvolvidos durante o ano.
O evento contou, ainda, com a presença do Secretário Municipal da Segurança, coronel Juarez Fraga; da representante do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente, Delegada Patrícia Tolotti; da representante da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, Letícia Pichrodt, além de autoridades civis e militares.