Caxias: formado GT para aperfeiçoar rede de atendimento aos estudantes
Aconteceu na tarde desta terça-feira, 29, no auditório da Promotoria de Justiça de Caxias do Sul, reunião entre os integrantes da rede de atendimento aos estudantes do Município. O encontro ocorre durante o ano letivo, nas últimas segundas-feiras de cada mês. O tema discutido entre os participantes foi a política pública desenvolvida em Caxias em relação à saúde mental dos estudantes.
Durante o encontro, foram explanadas as atuações de cada órgão e serviços públicos disponibilizados para atendimento aos estudantes que necessitam de avaliação e tratamento na área da saúde mental, a carência de recursos humanos e financeiros para atendimento da demanda reprimida e necessidade de formalização de protocolo/fluxo de atendimento para aperfeiçoar os serviços e ampliar o atendimento, visando a diminuição da causa.
No final, ficou decidida a formação de um grupo de trabalho, que será coordenado pela Psicóloga do Ministério Público, Débora Marleci Araújo Ceccato, com representante de cada órgão participante, para estudo de protocolo de atendimento e fluxo dos encaminhamentos. O objetivo é agilizar a triagem da demanda e auxiliar as escolas a providenciarem os devidos encaminhamentos em casos que efetivamente há necessidade de intervenção da área da saúde. Ainda, será estudada uma forma de comunicação entre os diversos integrantes da rede de atendimento, público e privado, visando evitar intervenções repetidas, além de proporcionar informações às escolas, para o devido atendimento pedagógico ao estudante.
Além da Promotora de Justiça Simone Martini e da Psicóloga do MP Débora Marleci Araújo Ceccato, estiveram presentes representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, do Centro Integrado de Atendimento Educacional, da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, do Conselho Municipal de Educação, da Fundação de Assistência Social, Conselhos Tutelares e Secretaria Municipal da Saúde e da Educação.