Eventos em Santo Ângelo e Passo Fundo encerram agenda de oficinas sobre Estratégia de Saúde da Família
Os Municípios de Santo Ângelo e Passo Fundo receberam, nos dias 11 e 12 de junho, respectivamente, as oficinas voltadas aos gestores municipais e Promotores de Justiça com o objetivo de incentivar e fortalecer a Estratégia de Saúde da Família. Os eventos encerraram a agenda iniciada em abril deste ano, que incluiu Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Santana do Livramento e Santa Cruz do Sul. Todos estão entre os 98 municípios do Estado que apresentam índices de cobertura menor que 50% de Equipe de Saúde da Família - ESF.
Os eventos contaram com as palestras do Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Mauro Souza, que presidiu os trabalhos e exibiu aos participantes o projeto de Atenção Básica em Saúde, intitulado “Transformando a Saúde no RS”, e do Coordenador da Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde, Thiago Frank, que apresentou aos participantes a atual situação da Atenção Básica em Saúde no Estado.
Conforme o Promotor de Justiça Mauro Souza, a Estratégia de Saúde da Família possibilita o acesso universal à saúde, contribui para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, promove o cuidado integral contínuo ao usuário, família e comunidade, estimula o controle social e a participação popular e efetiva na integralidade das ações da atenção básica em saúde.
Para Thiago Frank, o Brasil tem avançado na cobertura da saúde da família. Destacou a questão do investimento como um dos maiores entraves.
A ação “Transformando a Saúde no RS” é decorrente da proposta estabelecida pelo Conselho Nacional do Ministério Público e deve contribuir para a proteção do Sistema Único de Saúde, além de intensificar a comunicação do Ministério Publico com a sociedade, atuar em redes de cooperação com os setores público, privado e terceiro setor e valorizar a atividade extrajudicial.
CASOS DE ÊXITO
Em Santo Ângelo, o município escolhido para realizar a apresentação de case positivo na implantação da ESF foi Sete de Setembro, cuja fala foi da Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Linka. Já em Passo Fundo, o exemplo veio de Marau, representado pela também Secretária de Saúde Municipal, Sandra Brollo
Participaram da oficina em Santo Ângelo o Promotor de Justiça Julio Cesar Maggio Sturmer; o Secretário Municipal de Saúde, André Kissel; a Vice-Prefeita, Nara Damião; e os Prefeitos de Sete de Setembro, Rosane Grábia; Porto Vera Cruz, Vanice Mattos; e Tupanciretã, Carlos Augusto Souza.
Em Passo Fundo estiveram presentes os Promotores Cleonice Rodrigues Aires e Adriano Luís de Araújo; o Coordenador Técnico da Famurs, Paulo Azeredo Filho; o Procurador do Município de Passo Fundo, Adolfo de Freitas; os Prefeitos de Caseiros, Dartanhã Luiz Vecchi, e Santa Bárbara do Sul, Luiz Artur dos Santos Rosa; e os Secretários Municipais de Saúde de Sarandi, Altair Ecker; Frederico Westphallen, Marly Vendruscolo; e São José do Ouro, Acioli Dutra.