Santa Cruz do Sul recebe oficina sobre Estratégia de Saúde da Família
No dia 28 de maio foi a vez do município de Santa Cruz do Sul receber a oficina voltada aos gestores municipais e Promotores de Justiça com o objetivo de incentivar e fortalecer a Estratégia de Saúde da Família. O Município está entre os 98 do Estado que apresentam índices de cobertura menor que 50% de Equipe de Saúde da Família - ESF.
O evento contou com as palestras do Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Mauro Souza, que presidiu os trabalhos e exibiu aos participantes o projeto de Atenção Básica em Saúde, intitulado “Transformando a Saúde no RS”, e do Coordenador da Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde, Thiago Frank, que apresentou aos participantes do evento a atual situação da Atenção Básica em Saúde no Estado.
O Promotor de Justiça Mauro Souza mais uma vez reforçou a tese de que a Estratégia de Saúde da Família possibilita o acesso universal à saúde, contribui para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, promove o cuidado integral contínuo ao usuário, família e comunidade, estimula o controle social e a participação popular e efetiva a integralidade das ações da atenção básica em saúde.
Para Thiago Frank, o Brasil tem avançado na cobertura da saúde da família. “O principal entrave continua sendo a questão do investimento”, esclareceu.
A ação “Transformando a Saúde no RS” é decorrente da proposta estabelecida pelo Conselho Nacional do Ministério Público e deve contribuir para a proteção do Sistema Único de Saúde, além de intensificar a comunicação do Ministério Publico com a sociedade, atuar em redes de cooperação com os setores público, privado e terceiro setor e valorizar a atividade extrajudicial.
CASO DE ÊXITO
O município escolhido para realizar a apresentação de um case positivo na implantação da ESF foi Mato Leitão, que, conforme a Secretária Municipal de Saúde, Miriam Marques Silva, conta hoje com 100% de cobertura.
Participaram da oficina em Santa Cruz do Sul os Promotores de Justiça Vanessa Saldanha de Vargas, Christiane Mendes Ribeiro Grehs, Maria Fernanda Cassol Moreira e Sérgio da Fonseca Diefenbach.
Os eventos já aconteceram também em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas. Nos dia 11 e 12 de junho, as oficinas em Santo Ângelo e Passo Fundo encerram a programação.