Pelotas: promovido encontro para debater a Estratégia de Saúde da Família
O Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos promoveu nesta quinta-feira, 7, a terceira oficina de debate sobre a Estratégia de Saúde da Família. O encontro que já havia tido como sede as cidades de Caxias do Sul e Porto Alegre, chegou na sede das Promotorias de Justiça de Pelotas.
No encontro, foram debatidas e incentivadas as implantações de Equipes de Saúde da Família. O Coordenador do CAO Direitos Humanos, Mauro Luís Silva de Souza, presidiu a palestra e expôs os pontos positivos que esta estratégia traz. “Não só no que diz respeito à saúde. Esta iniciativa pode auxiliar nas políticas de educação e segurança dos governos. A educação recebe o indivíduo a partir dos quatro anos de idade. Com estas equipes, estará recebendo a assistência necessária, desde o nascimento”, exemplificou.
A Promotora de Justiça de Pelotas Rosely de Azevedo Lopes deu as boas-vindas aos gestores e Promotores presentes no evento. “Fortalecendo a saúde básica da família, se previne doenças. Prevenindo doenças, corta-se gastos de alta complexidade”, afirmou a Promotora.
A Secretaria de Saúde do Estado, por meio do especialista Iuday Motta, também deu sua contribuição ao encontro, expondo dados que comprovam a eficácia da estratégia e também as viabilidades financeiras da ideia. No final do evento houve um debate entre gestores, membros do Ministério Público e o assessor técnico da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Paulo de Azeredo Filho.
Participaram do encontro os Promotores de Justiça Érico Rezende de Cardozo, Rodrigo Ballverdú Louzada e Luana Rocha Ribeiro, além de gestores das cidades de Pelotas, Rio Grande, Bagé, Dom Pedrito, Capão do Leão, Lavras do Sul, Canguçu, Piratini e Pedro Osório.
Os próximos encontros serão realizados em Santa Maria (21 de maio), Santana do Livramento (22 de maio), Santa Cruz do Sul (28 de maio), Santo Ângelo (11 de junho) e Passo Fundo (12 de junho).