MP fez vistoria no setor de traumatologia da Santa Casa de Pelotas
Na tarde desta quarta-feira, 1º, o Ministério Público realizou uma vistoria no setor de traumatologia da Santa Casa de Pelotas. Na inspeção, a Promotora de Justiça Rosely de Azevedo Lopes conversou com pacientes, membros da administração da ala e enfermeiros e constatou melhorias em algumas áreas do atendimento.
A Promotora havia ajuizado, em outubro de 2013, ação contra o Município, reivindicando adequações no setor de traumatologia da Santa Casa. Nesta vistoria, Rosely observou uma rapidez maior no atendimento e execução do tratamento para pacientes “fruto de um trabalho conjunto da Prefeitura, Ministério Público e servidores do hospital”, conta.
A ação englobou desde exigências para contratação de novos médicos até melhorias básicas no atendimento, como manutenção de materiais, serviços de higiene, entre outros.
A vistoria faz parte do trabalho de fiscalização do Ministério Público com base na ação ajuizada.
FALTA DE VERBAS
Foi constatado também, na visita, a necessidade de realização de obra em área destinada apenas para traumatologia atendida pelo Sistema Único de Saúde. “O espaço tem toda sua estrutura física pronta (instalações elétricas, hidráulicas e acabamentos) há mais de três anos. Porém, não está em funcionamento por falta de mobília, que segundo a administração do hospital, ainda não foi adquirida por falta de verbas”, diz a Promotora, informando que o Ministério Público irá averiguar a situação.