Coordenador do CAODH é homenageado como “Amigo da Acessibilidade”
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Mauro Luís Silva de Souza, recebeu, na sexta-feira, 28 de novembro, o Selo “Amigo da Acessibilidade”. A cerimônia ocorreu no Centro de Eventos do CIEE e a homenagem foi concedida pela Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre.
Na ocasião, foram entregues também Selos de Acessibilidade a diversas empresas, entidades e pessoas que cumprem com o dever de garantir autonomia, segurança e conforto aos idosos, obesos e aos que têm deficiência e mobilidade reduzida. “O Selo de Acessibilidade tem por finalidade incentivar a destinação de espaços que visem atender conjuntamente a todas as pessoas, com diferentes peculiaridades, de forma segura e confortável, contemplando elementos ou soluções que certifiquem acessibilidade”, disse o Secretário Raul Cohen.
Para Mauro Souza, que falou em nome dos homenageados, o tema acessibilidade envolve a todos. De acordo com ele, o Ministério Público vem trabalhando há mais de 15 anos na questão, desenvolvendo ações, por exemplo, com as prefeituras e concessionárias de transporte público. Destacou, ainda, a importância do reconhecimento daqueles que buscam colaborar para que se tenha uma cidade melhor.
O servidor do MP Moises Bauer também foi um dos homenageados, representando o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência.
O Promotor de Justiça José Francisco Seabra Mendes Júnior prestigiou as homenagens. O Promotor foi convidado pela Smacis pelo trabalho desenvolvido pela Promotoria do Torcedor junto aos Clubes Internacional e Grêmio com relação à acessibilidade nos estádios Beira-Rio e Arena. Ambos receberam, na ocasião, o Selo de Acessibilidade.
A outorga do selo está embasada em decreto municipal de dezembro de 2007, para que seja conferido pela Prefeitura a estabelecimentos de Porto Alegre que assegurem a acessibilidade básica parcial (ambiente, elementos e equipamentos, entre outros).