Caxias do Sul: acessos à UCS são discutidos em audiência
Foi realizada na tarde desta terça-feira, 14, atendimento na Promotoria de Justiça de Caxias do Sul de segmentos da comunidade inconformados com o fechamento dos portões de acesso de pedestres à Universidade de Caxias do Sul (UCS). Durante o encontro, também houve reclamação quanto ao fechamento da via de circulação de veículos no campus aos finais de semana e à indefinição da abertura da Rua Augusto dos Anjos, no Bairro Presidente Vargas.
Há cerca de 20 dias dois portões para pedestres na divisa do campus - um com o Bairro Presidente Vargas e outro com o Bairro Petrópolis, são fechados aos fins de semana. A comissão presente na reunião relatou que foram identificadas violações à mobilidade, tráfego de transporte coletivo e prejuízo no comércio local.
Segundo o Promotor de Justiça Adrio Rafael Paula Gelatti já existia procedimento investigatório em andamento sobre o assunto, no qual “foram requisitadas informações ao Município e à UCS, todas tendentes a demonstrar qual a natureza das vias de tráfego internas do campus e dos acessos à comunidade a suas instalações e áreas comuns”. A UCS e a Prefeitura de Caxias do Sul têm até o dia 20 deste mês para dar uma resposta às questões, que serão avaliadas pelo Ministério Público.
Participaram da reunião com Adrio Gelatti o Vereador Rafael Bueno, o Presidente da Associação de Moradores do Bairro do Presidente Vargas, Sérgio Luis de Campos, e a representante do Diretório Central de Estudantes da UCS, Andressa Marques, além de outros representantes dos estudantes e do comércio local.