Promotora acompanha visita em Unidade Básica e de Saúde da Família da Vila IAPI
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou, nesta terça-feira, 29, a Unidade Básica e de Saúde da Família da Vila IAPI, na zona norte da Capital. A Promotora de Justiça dos Direitos Humanos Liliane Dreyer Pastoriz acompanhou a vistoria e participou de uma reunião no local com lideranças comunitárias e representantes dos órgãos ligados às políticas de saúde.
Conforme Liliane Dreyer Pastoriz, a fiscalização da estrutura física e de pessoal dos postos de saúde de Porto Alegre é objeto de expedientes que tramitam na Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos. A Promotora apontou que as condições dos trabalhadores da área da saúde, nas mais diversas unidades da Capital, também deve ser observada. “Precisamos pensar no profissional, na sua situação psicológica, para que ele possa prestar um bom serviço à população”, analisou.
Segundo a Gerente Unidade Básica e de Saúde da Família da Vila IAPI, Ana Lúcia Dagord, o posto atende uma população em torno de 180 mil pessoas. “É o maior da cidade, com contraste entre o melhor e o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Porto Alegre”. Ela reconheceu que o número de servidores que se aposentam é bem maior do que o reposto, justificando a falta de especialistas em algumas áreas.
Por sua vez, o Presidente da Cosmam, Vereador Dr. Thiago Duarte, lembrou que o paciente, em inúmeras ocasiões, é encaminhado para postos de saúde muito afastados do local onde reside. “É comum marcar ou remarcar uma consulta de um paciente que mora na zona sul de Porto Alegre para as 7 horas em um posto da zona norte. É impossível para esse paciente chegar no horário marcado.” Dr. Thiago Duarte salientou para a necessidade de uma regionalização no atendimento, com condições para que as consultas ocorram em unidades de saúde próximas à residência do paciente.