Projeto ‘LAR: Lugar de Amor e Respeito’ capacita mulheres do MST de São Gabriel
Nesta quinta-feira, 5, o Projeto ‘LAR: Lugar de Amor e Respeito’ capacitou diversas mulheres integrantes do MST de São Gabriel. Este foi o encerramento dos 19 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. As lideranças femininas realizaram uma caminhada pela cidade, que passou pela Prefeitura e Câmara de Vereadores e encerrou na Promotoria de Justiça, quando então participaram da capacitação, aplicada pela Promotoria de Justiça Ivana Battaglin.
“Atentas, elas se identificaram com tantas histórias que todas nós mulheres vivenciamos, seja no campo ou na cidade, apenas pelo simples fato de sermos mulheres”, analisou Ivana Battaglin. Elas apresentaram uma pauta de reivindicações, em que consta a construção de uma casa abrigo, capacitação profissional para as vítimas de violência (para sua autonomia financeira), apoio psicológico às vítimas, campanhas de conscientização, a implantação de uma Delegacia Especializada da Mulher e a disponibilização do ‘ônibus lilás’, para atendimento das vítimas no interior do Município.
Segundo Ivana Battaglin, já foi apresentado pelo Município o projeto de construção da casa abrigo, a partir de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público, e a construção está prevista para o próximo ano. A capacitação profissional requerida já ocorre no âmbito do Creas, especificamente para as vítimas de violência doméstica, onde também há um programa de apoio psicológico com a participação do Ministério Público. Além disso, funciona na Promotoria de Justiça, uma vez por semana, um grupo de apoio às vítimas.
Ainda, todos os Policiais, Civis e Militares, são periodicamente capacitados para o atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica, e a Delegacia de Polícia possui um cartório especializado para o atendimento desses casos.
Ouça aqui o boletim da Rádio MP.