Coordenador do CAODH participa de debate sobre sexualidade na adolescência
O Encontro Estadual “A rede intersetorial e a garantia do acesso de adolescentes às políticas públicas” se encerra nesta quarta-feira, 23. A organização é da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e o evento é voltado às Coordenadorias Regionais de Saúde e Educação, além das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social.
Na terça-feira, 22, o Coordenador do Centro de Apoio dos Direitos Humanos, Promotor de Justiça Miguel Velasquez, foi um dos debatedores da mesa redonda “Saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes – Os diversos olhares”. A mediação foi realizada pela Coordenadora da Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde (Asaj/MS), Thereza de Lamare Franco Netto, que também palestrou.
Em sua manifestação, Velasquez afirmou que o estado brasileiro é laico e deve fundamentar as suas políticas públicas com conceitos científicos. “Precisamos tratar as questões sexuais de forma natural, direta e com a linguagem adequada para crianças e adolescentes, que precisam ter o direito à informação. Esta pauta necessita ser enfrentada e a lei assegura isto ”, frisou.
O Promotor de Justiça ainda defendeu que é preciso um trabalho intenso na questão do planejamento familiar no Brasil e alertou sobre a importância da articulação da rede de atenção para a eficaz comunicação com a criança e o jovem. “As pessoas devem exercer a sua sexualidade com informação, sabendo o que está acontecendo com o seu corpo e as consequências dos seus atos”, complementou.
Também participaram da mesa redonda o Coordenador da Seção da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Fernando Anschau; a Médica do Hospital Materno Presidente Vargas Soraia Schimidt; e a Coordenadora da Saúde Escolar da Secretaria Estadual de Educação, Maribel Guterres; e Isabel Canabarro Paiva, da Fasc.