Inicia campanha "Vagas especiais para estacionar: eu respeito!"
Entre as 11h30min e 13h30min desta quinta-feira, 22, o Grupo de Trabalho da campanha "Vagas especiais para estacionar: eu respeito!" distribuiu panfletos e adesivos para motoristas e clientes do Shopping Total, em Porto Alegre. Participaram integrantes do Ministério Público, da Prefeitura de Porto Alegre, da EPTC e dos Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa com Deficiência.
A partir de agora, os shoppings da Capital (João Pessoa, Iguatemi, Pop Center, Barra Shopping Sul, Boulevard Assis Brasil, DC Shopping, Lindóia, Moinhos, Cia Zaffari e Grupo Carrefour) irão realizar ações semelhantes nos estacionamentos dos estabelecimentos. A intenção, segundo o coordenador do Centro de Apoio dos Direitos Humanos do MP, Miguel Velasquez, é sensibilizar as pessoas a respeitarem as vagas de estacionamento em shoppings destinadas a pessoas com deficiência, cegos, idosos, gestantes ou com mobilidade reduzida temporariamente ou permanentemente. “Só há uma deficiência que não podemos tolerar que é a deficiência moral”, frisou o Promotor de Justiça.
Além de Miguel Velasquez, estiveram presentes no Shopping Total o Diretor-Presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o Secretário Municipal de Acessibilidade, Raul Cohen, e o Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Moisés Bauer Luiz. A Promotora de Justiça Debora Menegat, coordenadora do CAO Urbanístico, também participou das atividades.
A campanha é uma realização do Ministério Público; do Município de Porto Alegre; do Governo do Estado; dos Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa com Deficiência e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Ela foi lançada nesta quarta-feira, 21, na sede do MP, oportunidade em que foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Instituição e órgãos estaduais e municipais.