Santa Maria: UPA se compromete em apresentar soluções para serviço pediátrico
Em reunião na Promotoria de Santa Maria nesta quarta-feira, 17, gestores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Município se comprometeram em apresentar, até o dia 25 deste mês, soluções para a questão da falta de serviço pediátrico em turno integral.
No encontro, a Promotora de Justiça Ivanise Jann de Jesus expôs o objeto do inquérito civil que apura deficiências no atendimento pediátrico prestado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a Promotora, existem diversas denúncias no MP de que não há atendimento pediátrico 24 horas por dia e todos os dias da semana na Unidade, conforme foi contratualizado com o Município.
Além disso, foi recomendado à Administração Municipal que, caso a UPA não tenha condições de prestar o atendimento que se comprometeu, deverá haver rompimento do contrato, devendo a Prefeitura retomar os serviços, prestando-os diretamente.
Entre outras propostas apresentadas pelo Município estão: implementar os protocolos do Ministério da Saúde como, por exemplo, pré-natal de baixo risco, puericultura, acolhimento e classificação de risco, podendo ser atendidos pelas enfermeiras e/ou profissionais de nível superior na atenção básica; reencaminhar os atendimentos classificados como “azuis” às UBS, como forma de aliviar os Pronto-Atendimentos e educar a população para procurar o serviço do seu território; entre outras.
Participaram da reunião a Secretária de Município da Saúde de Santa Maria, Anny Gündel Desconzi; a Fiscal de Convênio da Secretaria de Município da Saúde de Santa Maria, Adriana Krum; o Diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Rogério Carvalho; a representante da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (SEFAS), Ubaldina Souza e Silva e a responsável pela Atenção Básica, Ana Paula Seerig.