Palácio do MP foi palco do lançamento do Plano de Comunidades de Matriz Africana
O Palácio do MP foi palco na noite desta quinta-feira, 9, do lançamento do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades de Matriz Africana 2013-2015. O Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Promotor de Justiça Miguel Velasquez, participou da cerimônia que reuniu diversas lideranças religiosas.
Durante o lançamento foram apresentados os membros que compõem o Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTE) e foi assinado um termo de intenções entre o Governo do Estado e o Fórum para, entre outros pontos, garantir a participação dos povos tradicionais de matriz africana nos espaços de controle social do Estado relacionados à segurança alimentar.
Na sua fala, Miguel Velasquez afirmou que o Ministério Público está preparado para receber as demandas da comunidade negra, defendendo o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana. Conforme o Coordenador do CAODH, trabalhar com Direitos Humanos é lutar a favor dos direitos fundamentais das pessoas e contra o racismo e a intolerância religiosa. “Somos todos irmãos e não há diferenças entre nós. Pobre é aquele que tem preconceito”, concluiu.
O lançamento do Plano Nacional foi prestigiado por Pais e Mães de Santo de diversas localidades do Estado e da Região Metropolitana, bem como vários representantes de Administrações Municipais. Também participaram do evento a Coordenadora do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Yá Vera Soares; a Diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Tâmara Biolo Soares; o Secretário Municipal dos Direitos Humanos, Luciano Marcantônio; representantes Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, entre outras autoridades.