Dengue: Promotora discute protocolo com Vigilância em Saúde
A Promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos Marinês Assmann se reuniu nesta terça-feira, 19, com o Coordenador-Adjunto da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Anderson Lima, para tratar sobre a questão da proliferação da dengue na Capital.
Na semana passada, a Promotora instaurou um inquérito civil sobre o tema, após a Prefeitura ter informado ao Ministério Público que os Agentes da Vigilância estão encontrando resistências nas vistorias, pois muitos moradores recusam a entrada em suas residências para identificação de focos do mosquito.
No encontro, foram ajustados detalhes da minuta de um protocolo que definirá a atuação dos Agentes da Vigilância em Saúde nas vistorias e nos casos em que haja a resistência dos moradores.
“Nossa preocupação é que este protocolo também seja aplicado futuramente, nos próximos verões, pois são nos períodos de mais calor que o mosquito da dengue se prolifera”, afirmou Marinês Assmann.
Durante a reunião, o Coordenador-Adjunto da Vigilância em Saúde de Porto Alegre informou que o órgão está se articulando sobre a questão da dengue com outros órgãos da Prefeitura, como as Secretarias de Obras e Viação, do Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana.