Firmado TAC para reformas em hospital de Salto do Jacuí
O Ministério Público de Lajeado assinou nesta segunda-feira, 13, Termo de Ajustamento de Conduta Preliminar com a Prefeitura de Salto do Jacuí e com a empresa responsável pela administração do Hospital Municipal Dr. Aderbal Schneider, prevendo a realização de reformas na Central de Material Esterelizado e na Unidade de Atendimento Ambulatorial e Imediato de Urgência do Hospital. O TAC encontra-se nos autos do inquérito civil nº 01129.00007/2008.
Segundo a promotora de Justiça Carmen Lucia Garcia, o hospital, responsável por significativa parcela dos atendimentos do SUS na cidade, vem operando sem licença da Vigilância Sanitária há três anos. Vistorias realizadas pelo órgão apontaram uma série de irregularidades, especialmente na estrutura física e nas instalações do local.
Considerando os custos elevados de uma reforma global, após reunião com a Prefeitura do Salto do Jacuí e com a empresa responsável pela administração do Hospital, ficou convencionado que as adequações deveriam iniciar pelos setores mais críticos e de maior preocupação técnica. Conforme a Promotora de Justiça, “o acordo constitui o primeiro passo concreto visando à renovação da licença do hospital e à melhoria dos atendimentos de saúde disponibilizados à população local e de municípios vizinhos”.