Auxílio para recuperação social de famílias
Criar e por em prática novos programas para auxiliar na recuperação social de famílias carentes de São Sepé. Este foi o principal objetivo do encontro ocorrido na última semana, reunindo membros do Ministério Público, Prefeitura Municipal, Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Conselho Tutelar. Segundo a promotora Cíntia Foster, desde setembro de 2007 encontros vêm sendo realizados com o intuito de fomentar novos projetos e fazer a manutenção dos já existentes na cidade.
Cíntia Foster explica que a intenção é elaborar um programa maior, que abarque todos os projetos que contribuam para o desenvolvimento social e a recuperação familiar. “Ainda falta uma reunião, mas o programa de Planejamento e Recuperação Familiar está pronto e vai ser posto em prática ainda no primeiro semestre de 2008”. A intenção, de acordo com a Promotora, é reunir as primeiras famílias selecionadas, que se encontram em um grupo de risco, e colocá-las nos programas para que comecem seu processo de desenvolvimento social.
O público-alvo do programa está voltado para famílias oriundas de comunidades carentes do Município, que apresentam em sua estrutura familiar algum tipo de problema relacionado à exclusão social, prostituição, alcoolismo, marginalidade e, principalmente, aquelas que possuem adolescentes gestantes e que forem apontadas pelo Conselho do Programa e Recuperação como famílias de risco.
Fazem parte do Programa de Planejamento e Recuperação Familiar os já existentes Paism - Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher; Paisc - Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança; Serviço Social e Saúde Mental; Projeto Planejamento Familiar nas escolas; Projeto Mosaico; Projeto Mudar é Preciso e Projeto Esporte Cidadão.