Palestra alerta idosos para riscos de procurações
Os riscos eminentes de outorgar procurações à terceiros. Este foi o tema principal da palestra proferida pela promotora de Justiça Vanessa da Silva à idosos do município de Sagrada Família, na última quinta-feira, 21. Denúncias chegaram ao conhecimento do Ministério Público por intermédio do serviço de Assistência Social da cidade. Relatos deram conta de que estelionatários, valendo-se de procurações fornecidas por vítimas, dirigiam-se a estabelecimentos bancários e realizavam empréstimos em seus nomes, com desconto direto na folha de pagamento de suas aposentadorias.
“Após instaurar inquérito civil para apurar o caso, resolvi comparecer ao Município para palestrar sobre os direitos dos idosos, falar-lhes da proteção integral prevista na lei, dos crimes previstos e das providências que devem ser tomadas”, explica a promotora Vanessa da Silva. De acordo com a representante do Ministério Público, após uma explanação sobre o Estatuto do Idoso, os participantes foram alertados sobre as conseqüências de outorgar procurações à estranhos, a existência de estelionatários e as medidas que devem ser tomadas após a ocorrência do fato, tanto cíveis quanto criminais.
“Diante disso, constatei que foram importantes as informações prestadas como medidas preventivas para evitar futuras fraudes”. Segundo a promotora Vanessa da Silva, a palestra serviu, ainda, para demonstrar a interação do Ministério Público com a sociedade, em especial com os idosos, “parcela por vezes esquecida pelo restante da população”.