Caxias: condenado homem por tentativa de assassinato em sinaleira
O Tribunal do Júri de Caxias do Sul condenou, nesta terça-feira, 4, a nove anos e quatro meses de prisão em regime inicialmente fechado, o réu Clodovil de Carvalho por ter tentado matar a tiros, no dia 24 de fevereiro de 2008, João Cavalheiro Goulart. A acusação esteve a cargo da Promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto.
O crime ocorreu por volta das 16h30min, na Rua Feijó Júnior, no Bairro São Pelegrino. Segundo a denúncia, a moto em que o réu estava na carona (cujo motorista não foi identificado) alinhou-se ao veículo que a vítima dirigia, acompanhado da esposa e um amigo, em uma sinaleira. Clodovil, então, atirou várias vezes em João. Dois tiros acertaram a vítima na cabeça, que não chegou a morrer.
O delito foi praticado mediante recurso que dificultou a defesa de João, porque o acusado o surpreendeu enquanto dirigia e a vítima estava desarmada, em circunstância em que não esperava ser alvejada. O Júri não acolheu a tese do MP de motivação torpe. A Promotoria entendia que o crime teria sido cometido por vingança, já que a vítima matou, cerca de 30 anos antes, o pai de Clodovil, que era criança. João, no entanto, foi absolvido por ter cometido o homicídio por legítima defesa.